O Laboratório de Comportamento Motor (Lacom) tem como propósito a investigação do comportamento motor humano via diferentes enfoques: o estudo dos mecanismos responsáveis pela produção do movimento (Controle Motor), dos processos subjacentes às mudanças ocorridas em função da prática (Aprendizagem Motora) e das mudanças no comportamento motor ao longo do ciclo de vida (Desenvolvimento Motor), assim como a aproximação do conhecimento acadêmico-científico às situações de atuação profissional (Ensino-aprendizagem).
O Lacom foi um dos primeiros laboratórios criados no Brasil para investigar, especificamente, temas relacionados à área de Comportamento Motor. Atualmente, a Educação Física brasileira conta com uma rede ampliada de laboratórios nesta área. Vários destes laboratórios foram criados por docentes que, após realizarem seu programa de pós-graduação no LACOM, voltaram à sua instituição de origem.
A contribuição original do LACOM tem ocorrido em duas frentes de trabalho: as linhas de pesquisa e a aplicação dos conhecimentos produzidos na área. Adota-se o paradigma sistêmico em ambos os casos. Em relação às pesquisas, sua concepção, metodologia original e resultados estão sendo disseminados nos eventos e periódicos de reputação na área e começam a ser divulgados de forma visível nos mais importantes periódicos internacionais. Em consequência, é significativo o número de convites de membros do Lacom para participar de eventos científicos, bancas, disciplinas de pós-graduação em outros estados e países. Aumentou também a demanda de convênios interestaduais e internacionais, o que contribui para o desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos.