Prêmio Maria Lenk

Criado em 2020 por deliberação da Congregação da EEFE, o Prêmio Maria Lenk tem a finalidade de homenagear pessoas, entidades, organizações, nacionais ou estrangeiras, que contribuíram de modo excepcional e decisivo para a valorização da área de Educação Física e Esporte, bem como para a valorização cultural, social e acadêmica da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo.

Clique aqui para visualizar a PORTARIA D-EEFE 008/2020, de 16/04/2020, que instituiu o Prêmio e regulamenta a sua concessão

Clique nas fotos para saber mais sobre o (a) homenageado (a):

 

 

 

 

 

Profa. Dra. Maria Augusta Peduti Dal’ Molin Kiss

* Recebeu a homenagem no dia 16/12/2021, durante a 300ª Congregação da EEFE, quando foi outorgado pela primeira vez o "Prêmio Maria Lenk".

Professora Emérita da EEFE-USP, começou a atuar na instituição em 1967. Academicamente, foi responsável pela criação e desenvolvimento da área de Metabologia Aplicada à Educação Física e uma das responsáveis pelo desenvolvimento da área de Avaliação em Educação Física e Esporte. Administrativamente, foi membro de diversas comissões, presidente de colegiados, chefe de departamento e atuou como vice-diretora entre 2010 e 2014.

Voltar para o topo 


Prof. Dr. José Geraldo massucato

 

* Recebeu a homenagem no dia 16/12/2021, durante a 300ª Congregação da EEFE, quando foi outorgado pela primeira vez o "Prêmio Maria Lenk".

Professor Emérito da EEFE-USP, começou a atuar como docente na instituição em 1966. Foi diretor da Escola entre 1994 e 1998, além de ter desempenhado diversos papéis administrativos e de liderança, assumindo duas vezes a Prefeitura do Campus. Como diretor, idealizou e promoveu a primeira reunião administrativa que deu origem às anuais Reuniões de Planejamento da unidade. Ainda como aluno, foi presidente do Centro Acadêmico e teve papel relevante na incorporação da Escola ao sistema Estadual de Ensino Superior.

Takashi Nishimura

 

* Recebeu a homenagem no dia 16/12/2021, durante a 300ª Congregação da EEFE, quando foi outorgado pela primeira vez o "Prêmio Maria Lenk".

Engenheiro formado pela EESC-USP, foi criador da Movement, empresa dedicada ao desenvolvimento de equipamentos de musculação. Ao longo dos anos, desenvolveu uma relação de colaboração, amizade e apoio junto à EEFE-USP, tendo contribuído para a melhoria da infraestrutura da Escola.

Prof. Dr. Go Tani

* Recebeu a homenagem no dia 08/08/2024, durante a Comemoração de 90 Anos de EEFE

Como docente da EEFE, o Professor Go Tani tem pautado sua carreira universitária, no que concerne à produção intelectual, bem como a funções de gestão na própria EEFE e fora dela, de forma diversificada e multifacetada. Em décadas de docência, longe de restringir sua atuação à escrita de artigos de sua especialidade, o docente, se dedica à produção acadêmica na sua área de investigação e participa em funções que não as de pesquisa com o mesmo empenho e rigor. Formado pela EEFE em 1977, realizou seu mestrado e doutorado na Universidade de Hiroshima, Japão. Em seu regresso, deu início a sua carreira docente, em 1982, como professor auxiliar de ensino. Go Tani foi Diretor da unidade de 2006 a 2010. Também atuou como diretor do CEPEUSP e Representante de área na CAPES e no CNPq. Recebeu o título de Cidadão Honorário do Porto - Portugal, Porto Cidade de Ciência, em julho de 2011. Possui Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1973), Mestrado em Educação - Hiroshima University (1978), Doutorado em Educação - Hiroshima University (1982), Livre docência em Educação Física - Universidade de São Paulo (1989), Pós-doutorado em Psicologia - University of Sheffield (1995) e Pós-doutorado em Educação Física - Hiroshima University (1996). 

Voltar para o topo 


Prof. Dr. Alberto Carlos Amadio

* Recebeu a homenagem no dia 08/08/2024, durante a Comemoração de 90 Anos de EEFE

O Prof. Amadio se destaca por sua sólida formação acadêmica: possui Graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Tatuí (1973); Especialização lato senso em Atletismo pelo Sportinstitut da Johannes Gutemberg Universität Mainz (1976); Mestrado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (1980); Doutorado em Ciências do Esporte - Biomecânica, pelo Institut für Biomechanik, Deutsche Sporthochschule Köln (1986); Pós-doutorado em Biomecânica pelo Institut für Biomechanik, Deutsche Sporthochschule Köln (1990 e 1994); e Livre Docência pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (1989). Na dimensão acadêmica, a história do Prof. Amadio se confunde com a história da área a qual dedicou toda a sua vida científica: a Biomecânica. Foi o primeiro presidente e um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Biomecânica; foi também o criador e o Editor Chefe da Revista Brasileira de Biomecânica. Também fundou o Laboratório de Biomecânica, cuja criação envolveu longo processo que se estendeu de 1963 a 1982. Tratava-se de um projeto minucioso que incluía desde a definição de suas metas científicas até a delimitação do espaço físico. Objetivava-se, naquela etapa, por meio da Biomecânica, estabelecer um programa permanente de investigação e apoio científico para o desenvolvimento da área. Esperava-se ainda desenvolver projetos e outros programas acadêmicos em Biomecânica voltados à formação de recursos humanos. Foi diretor da EEFE-USP (2002 - 2006) e Presidente da Comissão de Pós-Graduação por longo período. Dentre as ações desenvolvidas pelo Prof. Amadio no âmbito da USP, destacam-se: a Chefia de Gabinete da Reitoria da Universidade de São Paulo, durante duas gestões reitorais (2006 - 2014); e a Superintendência de Comunicação Social da Universidade de São Paulo (2011 - 2014). 

Voltar para o topo 


Coronel João Alves Cangerana Junior

* Recebeu a homenagem no dia 08/08/2024, durante a Comemoração de 90 Anos de EEFE

"Eterno" Comandante Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo, desempenhou papéis fundamentais na construção acadêmica de uma Escola Centenária e nas suas interações com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Conselho Regional de Educação Física e outras IES coirmãs.

Voltar para o topo 


Regiane Pereira dos Santos

* Recebeu a homenagem no dia 08/08/2024, durante a Comemoração de 90 Anos de EEFE

Bibliotecária da Escola de Educação Física e Esporte desde 1993. Nasceu em 21 de setembro de 1963. Formou-se em Biblioteconomia pela Faculdade de Biblioteconomia e Documentação, mantida pela Fundação de Sociologia e Política de São Paulo, em 1991, tendo dedicado toda sua carreira à EEFE-USP. Contratada em maio de 1983 pela EEFE como escriturária, Regiane atuou como supervisora do Setor Administrativo de Empréstimo e Controle da Biblioteca da EEFE, Técnica especializada em Documentação e Informação, Secretária de Departamento, Supervisora do Serviço de Cultura e Extensão e Bibliotecária, respondendo, inicialmente, pela chefia técnica da Seção de Audiovisual. Está à frente da Biblioteca da EEFE, como Chefe Técnica do Serviço de Biblioteca desde 2017, tendo atuado na função anteriormente por diferentes períodos. Foi membro de diversas comissões em diferentes áreas, como a Comissão de Multas, de Licitação, Comissão Setorial do Sistema de Arquivos, Comissões eleitorais para os diferentes pleitos, tendo atuado ainda como representante de seus pares junto à Congregação e ao CTA, em diferentes períodos. Suas contribuições, entretanto, não se restringem aos muros da Unidade. Como fruto de seu trabalho e dedicação, foi escolhida para compor a equipe que teve como tarefa, entre outras, a definição do acervo inicial da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto. Como Chefe Técnica, conduz com rigor sua equipe oferecendo um atendimento de excelência aos diferentes públicos, elevando, sobremaneira, o nome da EEFE-USP. Sempre solícita e disposta, Regiane tem como marca a seriedade e competência de seu trabalho e o amor incondicional à EEFE.

Voltar para o topo 


Douglas Eduardo de Brito Vieira

* Recebeu a homenagem no dia 08/08/2024, durante a Comemoração de 90 Anos de EEFE

Primeiro brasileiro a chegar a uma final olímpica no judô, em Los Angeles 1984. Nesse período, Douglas Vieira era aluno de licenciatura em Educação Física da EFFE-USP, instituição na qual conclui a graduação. Anos depois atuou como docente da disciplina judô na EEFE-USP e foi professor de judô do Projeto USP-Xerox, no CEPEUSP. Concluiu o mestrado na UNIFESP. Além da carreira como atleta e docente universitário, Douglas Vieira foi técnico das categorias de base da seleção brasileira de judô, de atleta olímpico do Chile e de importantes clubes como o Esporte Clube Pinheiros e do Clube Athletico Paulistano (no qual atua como principal treinador da equipe de judô). Portanto, em 2024, ano das celebrações dos 90 anos da EEFE-USP, a conquista olímpica de Douglas Viera, provavelmente a única de um aluno da USP enquanto nela estudava, completará 40 anos. Em continuidade à carreira profissional, Douglas tem se dedicado à modalidade como treinador, chegando a treinar a seleção chilena em uma Olimpíada.

Voltar para o topo 

 

Desenvolvido por EEFE-USP