Iniciação Científica

A Iniciação Científica é um programa que visa atender alunos dos cursos de graduação, colocando-os em contato com grupos/linhas de pesquisa. Busca, também, proporcionar ao aluno, orientado por pesquisador experiente, a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

O estudante pode desenvolver pesquisa no âmbito da Iniciação Científica com bolsa oferecidas pelas agências tradicionais de fomento à pesquisa. No entanto, pode também fazer sua pesquisa sem que lhe seja atribuída bolsa e/ou auxílio. Na EEFE é possível fazer o registro formal dessas pesquisas/pesquisadores por intermédio da Comissão de Pesquisa.

 

Iniciação Científica Institucional (IC-EEFE)

O Programa de Iniciação Científica Institucional é desenvolvido sem previsão de bolsa. Com o objetivo de valorizar essas pesquisas, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação e a Comissão de Pesquisa e Inovação da EEFE aprovaram medida que formaliza essa prática, possibilitando ao(à) aluno(a) a obtenção de um certificado e o consequente reconhecimento oficial.

A solicitação deve ser encaminhada à Comissão de Pesquisa e Inovação para o registro. As inscrições estão abertas em fluxo contínuo e devem ser realizadas via Sistema Atena pelo(a) orientador(a).

Pré-Requisitos:

  • o(a) aluno(a) deve estar regularmente matriculado na graduação;
  • o(a) aluno(a) não pode estar vinculado a outro programa de iniciação científica;
  • o(a) orientador(a) deve ser docente ou pós-doutorando(a) da EEFE.
  • o(a) orientador(a) deve ter todos os seus relatórios anteriores entregues e aprovados pela CPq.

Documentos exigidos:

  • Preenchimento dos dados do projeto, do(a) aluno(a) e do orientador (a) no sistema Atena;
  • Histórico escolar atualizado. Caso o(a) aluno(a) seja graduando da USP o sistema Atena fará o link automaticamente com a ficha do aluno disponível no Sistema Júpiter;
  • Currículo LATTES resumido do(a) aluno(a), que também será vinculado automaticamente pelo sistema Atena;
  • Projeto de Pesquisa com até 10 páginas, contendo cronograma das atividades.
  • Comprovante de aprovação ao Comitê de Ética. Caso ainda não tenha tal documento, anexar declaração assinada pelo(a) orientador(a) e pelo(a) aluno(a) com o comprometimento de apresentar a aprovação do projeto pelo CEP ou CEUA quando da apresentação do relatório parcial. Clique aqui para baixar um modelo da declaração.

Compromissos do orientador:

Registrar no Sistema Atena, mês a mês, a frequência do(a) estudante nas atividades de iniciação científica. Ao final do programa, a soma total de atividades de pesquisa deve ser de 480 horas, preferencialmente cumpridas dentro de um ano.

Requisitos para fazer jus ao certificado:

O(A) aluno(a) deve cumprir, pelo menos, 480 horas totais registradas pelo (a) orientador (a) via sistema Atena, preferencialmente no período de um ano.

Semestralmente apresentar relatório parcial contendo: referencial teórico, objetivos, metodologia, descrição dos resultados parciais, cronograma indicando as etapas já realizadas e as etapas futuras, conclusões parciais e referências bibliográficas. Em documentos separados, incluir:

  • apreciação pessoal sobre o Programa de Iniciação Científica
  • apreciação do(a) orientador(a) sobre o desenvolvimento do Programa de Iniciação Científica.
  • Apresentar relatório final (ao final da vigência), contendo: referencial teórico, objetivos, metodologia, descrição dos resultados finais, conclusão e referências bibliográficas. Em documentos separados, incluir a) apreciação pessoal sobre o Programa de Iniciação Científica b) apreciação final do(a) orientado (a) sobre o desenvolvimento do Programa de Iniciação Científica e desempenho do(a) orientando(a).
  • Apresentar trabalho no Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP). Em publicações, fazer referência à condição de participante do Programa IC-EEFE.

 PIBIC/USP/CNPq

 

As bolsas de Iniciação Científica do CNPq são destinadas à universidade em forma de cotas (PIBIC) e, também, por meio de editais específicos. Na USP, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação é o órgão responsável pela administração e distribuição das bolsas para as Unidades.

A primeira etapa do processo de seleção é conduzida pela Comissão de Pesquisa e Inovação. A segunda etapa e a distribuição das bolsas é realizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação.

As bolsas PIBIC têm duração de um ano, começando em agosto e findando em julho; assim sendo, o processo seletivo, normalmente, tem início no mês maio, quando é divulgado o Edital pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação com as normas e calendário.

A inscrição para o processo de seleção é feita pelo (a) orientador (a), com base no Edital vigente, por meio do Sistema Atena.

Para mais detalhes, o estudante deverá procurar, à época do período de seleção, a Comissão de Pesquisa e Inovação, que terá as informações precisas sobre todo o processo.

Critérios para atribuição de bolsas de Iniciação Científica

PROJETOS EEFE CONTEMPLADOS COM A BOLSA PIBIC/ 2024


Bolsista FAPESP, Programa Unificado de Bolsas (PUB-USP) e outras agências de fomento

Os alunos que obtiverem bolsas por outros programas de fomento, que não o PIBIC/PIBITI- CNPq, poderão ter seus projetos submetidos à Comissão de Pesquisa e Inovação da EEFE e inscritos no sistema Atena a fim de que recebam, ao final da vigência, certificado emitido pela Universidade de São Paulo. Para tanto, os(as) alunos(as) e orientadores(as) devem atender aos mesmos requisitos necessários para Iniciação Científica Institucional, além de incluírem o termo de outorga da bolsa com a vigência do projeto quando da inscrição no Programa.


PET - SESu/MEC

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação.

Na EEFE, o processo de seleção é conduzido pela Comissão de Graduação. Consulte o Edital quando disponível.

Mais informações no portal Ministério da Educação.

Desenvolvido por EEFE-USP