Bacharelado em Educação Física: Ênfase em Treinamento e Gestão no Esporte

Objetivo

Formar um profissional capaz de atender as necessidades sociais relacionadas à saúde, educação, esporte, cultura e lazer da população. Mais especificamente, um profissional que:

a) atue no mercado de trabalho, planejando, administrando, implantando, desenvolvendo e avaliando programas de educação física e esporte para a população em geral e para pessoas com deficiência;

b) emita pareceres, oferecendo assessorias e consultorias que orientem indivíduos ou grupos organizados em questões pertinentes ao exercício físico e suas interfaces com a saúde, educação, esporte e cultura e lazer, e c) tenha autonomia para buscar aperfeiçoamento acadêmico-profissional contínuo ao longo de sua carreira profissional.

Formação

O aluno receberá os conhecimentos necessários para atuar no planejamento, implantação, desenvolvimento, administração e avaliação de programas de Educação Física e Esporte voltados a populações em diferentes faixas etárias e com necessidades diversas. Além de receber conhecimentos para atuar no planejamento, administração, organização e execução de competições, eventos esportivos e atividades voltadas a diversas populações (iniciação esportiva, atletas de alto nível, profissionais do esporte, esporte adaptado e outros). O estudante será capacitado a trabalhar na detecção de talentos esportivos, na preparação física, no treinamento técnico-tático e na avaliação esportiva.

Poderá vivenciar essas atividades a partir de contato direto com a clientela com a qual irá trabalhar. Será capacitado a emitir pareceres, oferecer assessorias e consultorias que orientem indivíduos ou grupos em questões pertinentes à atividade física e suas interfaces com a saúde e educação, atuando de forma individualizada ou em equipe multidisciplinar.

O Bacharelado em Educação Física apresenta duas ênfases na sua formação. De acordo com o perfil e  interesse do graduando, o mesmo deve escolher entre uma formação com ênfase no Desenvolvimento Humano ou no Treinamento e Gestão no Esporte. Com disciplinas diferenciadas, essas duas ênfases buscam flexibilizar o horizonte de formação do graduando.

Ênfase: Treinamento e Gestão no Esporte

No Núcleo Específico do Bacharelado em Educação Física com ênfase no Treinamento e Gestão no Esporte, o conhecimento do Núcleo Geral se integra nos contextos do Treinamento Esportivo e Gestão do Esporte. Esses dois contextos permitem ao graduando adquirir conhecimentos, habilidades e competências com uma melhor delimitação dos contextos de estudo e atuação profissional, considerando as necessidades sociais relacionadas ao Esporte no âmbito do rendimento (desempenho) em diferentes populações. No contexto do Treinamento Esportivo, as disciplinas capacitarão o graduando na prescrição de programas de treinamento físico e esportivo, para as diferentes modalidades esportivas, e capacidades e habilidades motoras para grupos distintos de indivíduos que estiverem envolvidos nas diferentes manifestações esportivas, nos mais diversos locais e contextos. As disciplinas do contexto da Gestão do Esporte capacitarão o graduando quanto às habilidades e saberes relacionados ao marketing esportivo, organização de eventos, administração e coordenação de clubes, academias e demais locais nos quais se desenvolvem as atividades relacionadas ao Esporte.

Perfil do aluno

Pessoas interessadas no estudo do movimento do corpo humano relacionado a diferentes necessidades sociais, tais como educação, lazer, cultura, saúde e esporte. Será estimulado a realizar estudo dos aspectos psicológicos, filosóficos, históricos, biológicos, sociais e físicos envolvidos no movimento humano. Sua formação irá levá-lo a ter contato com profissionais da área e equipes esportivas, participando de projetos de iniciação científica, monitoria, eventos e outras atividades que resultem em experiência acadêmica e profissional para desenvolver seu senso crítico participativo na sociedade.

Locais de atuação

Academias, clubes, creches, centros comunitários, órgãos governamentais, centros de pesquisa, asilos, hospitais, centros de saúde, centros de estética, hotéis, centros de recreação e lazer, empresas de consultoria, indústrias, clubes, agremiações, federações, ligas, órgãos governamentais, centros comunitários, escolas de iniciação esportiva, centros esportivos, confederações, institutos de pesquisa, empresas de marketing, consultoria esportiva entre outros, exceto no ambiente de educação formal.

Custos

A Escola de Educação Física e Esporte pertence à Universidade de São Paulo, vinculada ao governo do Estado. Não há custos de matrícula ou mensalidade nos cursos de graduação.

Duração ideal e mínima dos cursos: 8 semestres
Período integral.
Para grade curricular, acesse aqui.
Projeto Pedagógico

Renovado pelo CEE-SP em 4/5/2019