Matrícula
A primeira matrícula no curso é realizada mediante aprovação no processo de seleção, diretamente na Secretaria de Pós-Graduação. As inscrições em disciplinas e matrículas de acompanhamento serão realizadas pelo próprio aluno, com anuência, respectivamente, do orientador e do responsável pela disciplina, via internet, pelo Sistema Janus, obedecendo-se o calendário oficial. Todos os alunos devem renovar suas matrículas semestralmente, mesmo após a integralização dos créditos exigidos em disciplinas. O não-cumprimento desta matrícula implica no desligamento do aluno do Programa de Pós-Graduação.
Cancelamento
O cancelamento de matrícula em disciplina pode ser solicitado pelo aluno por meio do Sistema Janus, desde que observado o prazo máximo para cancelamento, que é diferente para cada disciplina.
Formulários / BOLSAS
CPG
Requerimentos
- Aproveitamento / Atribuição / Convalidação de créditos;
- Inscrição / Cancelamento de matrícula em disciplina;
- Informação Comissão Examinadora (Banca) do Exame de Qualificação
- Informação Comissão Julgadora (Banca) de Defesa
- Agendamento de Exame de Qualificação/Defesa
- Transferência de Orientador
- Matrícula no curso;
- Trancamento do curso.
Alunos Especiais
PAE
Auxílios
Conforme Ofício CoPGrAd.01-020/2014, os auxílios da PRPG estão temporariamente suspensos.
- Calendário para auxílio à PRG
- Formulário para solicitação de auxílio - aluno USP
- Formulário para solicitação de auxílio - aluno externo à USP (doutorando estrangeiro)
- Formulário para solicitação de auxílio - aluno externo à USP (professor USP)
- Formulário para solicitação de auxílio - aluno externo à USP (professor/ pesquisador de instituição estrangeira)
- Normas para auxílio financeiro - PRPG 2013
Bolsas de Pós-Graduação
Bolsas PDSE/PRINT
- Edital PRPG;
- IMPORTANTE: Divulgamos acima o edital PDSE nº 26/2024 para saídas em setembro e outubro de 2025. O prazo para submissão das candidaturas para a secretaria de pós-graduação é 21/11/2024 até às 16h00, através de Formulário Google, que será enviado através de e-mail na lista de alunos e orientadores do programa. Não serão aceitas inscrições fora do formulário encaminhado e tampouco inscrições presenciais na secretaria de pós-graduação. Reiteramos que os documentos assinados devem conter assinatura digital certificada ou de próprio punho (não serão aceitas assinaturas coladas formato JPEG, por exemplo)
Bolsas PIPD - Pós-Doutorado
- Edital PIPD CANCELADO
- Formulário para bolsa PIPD.
- Portaria 282, de 04/09/2024
- Portaria 318, de 04/10/2024
Auxílio PROEX
- Edital
- Folder PROEX
- Formulário - Coleta de Dados;
- Formulário - Realização de Evento;
- Formulário - Publicação;
- Formulário - Participação em Evento - Aluno;
- Formulário - Participação em Evento no Exterior - Aluno;
- Formulário - Participação em Evento - Docente;
- Formulário - Laboratório.
- Formulário - Professor Visitante