Curso de Difusão: Treinamento intervalado de alta intensidade: fisiologia, prescrição e efeitos

Profissionais e Estudantes envolvidos com prescrição de exercício

Professores

Prof. Dr. Emerson Franchini (Coordenador); Profa. Valéria Leme Gonçalves Panissa e Profa. Ursula Ferreira Julio

Período de realização

15 e 16 de novembro de 2019

R$ 200,00 - Graduando (Aluno) da EEFE/USP
R$ 300,00 - Graduando (Aluno) de outras Instituições
R$ 400,00 - Graduando (Aluno) de outros Cursos, Profissionais e outros

Objetivo

O treinamento intervalado de alta intensidade tem recebido grande atenção de pesquisadores e profissionais em decorrência de sua alta eficácia quanto desenvolvimento da aptidão física, assim como no controle da massa corporal. No entanto, ainda há muitas dúvidas e mitos que permeiam os efeitos desse tipo de protocolo nessas variáveis, especialmente quanto aos efeitos na redução da gordura corporal mediados pelo aumento do gasto calórico e diminuição do apetite. Portanto, ao adquirir esse conhecimento os alunos poderão compreender melhor a fisiologia e os efeitos desse tipo protocolo pautados nos avanços científicos da área, permitindo prescrição mais adequada.
Ao final do curso o aluno deverá compreender os aspectos básicos da organização do treinamento intervalado de alta intensidade e as respostas fisiológicas mais importantes frente a este tipo de protocolo de treinamento, bem como seus efeitos de longo prazo sobre o desempenho físico e sobre a composição corporal.

Carga Horária Total do Curso: 16h/a

Distribuição da Carga Horária

Avaliação aeróbia e anaeróbia: teoria e prática
Carga horária: 04 h/a
Dia e horário: 15/11/2019 (6ª feira) das 08h00 às 12h00
Ministrante: Profa. Ursula Ferreira Julio

Efeito do treinamento intervalado de alta intensidade na composição corporal e aptidão física
Carga horária: 04 h/a
Dia e horário: 16/11/2019 (sábado) das 13h30 às 17h30
Ministrante:
Profa. Valéria Leme Gonçalves Panissa

Fisiologia e prescrição do treinamento intervalado de alta intensidade: teoria e prática
Carga horária: 08 h/a
Dia e horário: 15/11/2019 (6ª feira) das 13h30 às 17h30 e 16/11/2019 (sábado) das 08h00 às 12h00

Ministrante: Prof. Dr. Emerson Franchini

Dados da Inscrição

O Curso será realizado na Escola de Educação Física e Esporte - Av. Prof. Mello Moraes, 65 - Cidade Universitária.

Critérios de aprovação: Frequência mínima de 75% em cada uma das disciplinas e atividades.

VAGAS LIMITADAS

Procedimentos para efetuar a matrícula:

Os interessados deverão encaminhar a ficha de inscrição devidamente preenchida, juntamente com a xerox do RG e CPF, para o e-mail: edfisica@usp.brNão será aceita cópia da Carteira do Conselho Regional ou da Carteira de Habilitação.

No caso de aluno de Graduação, encaminhar também o comprovante de matrícula da Faculdade.

O Boleto será encaminhado pela Fundação da USP através do e-mail do aluno.

A matrícula apenas será efetivada, após a confirmação do pagamento.