José Geraldo Massucato

Espaço: 
Auditório - Bloco B
 
Professor Emérito da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Foi diretor da unidade entre 1994 e 1998.
 
Formado em 1958, teve importante papel, ainda enquanto aluno e presidente do Centro Acadêmico, quando da sua participação em reunião com o então governador do Estado, Jânio Quadros. Na oportunidade, apresentou as demandas de cobertura do Ginásio do lbirapuera, para que os alunos pudessem ter aulas nos dias de chuva, e a incorporação da Escola ao Sistema Estadual de Ensino Superior, obtendo assim a autonomia administrativa e financeira. Ambas as demandas se consolidaram. Concluiu a graduação com o mérito de "Melhor Aluno". 
 
Trabalhou inicialmente em algumas escolas, entre elas, a Escola Pestalozzi, que acabou tendo uma participação na fundação da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Essa experiência foi fundamental para o desenvolvimento do projeto da Livre-Docência intitulado "A importância de educação física no tratamento e recuperação dos oligofrênicos", em 1965. Em 1966, passou a integrar o quadro de docentes da EEFE.
 
Esteve presente em todos os momentos importantes da Escola, como na incorporação à USP, na inauguração das instalações no campus Armando Salles de Oliveira, na criação da Pós-Graduação no Mestrado e no Doutorado, entre outras. Foi duas vezes Prefeito da Cidade Universitária, campus Armando de Salles Oliveira (1989 a 1993 e 2001 a 2003). 
 
Em sua gestão como Diretor, promoveu um primeiro e marcante evento reunindo docentes, representantes discentes de graduação, de pós-graduação e funcionários, na cidade de Cananéia - SP, objetivando discutir e desenvolver um Plano Diretor para a Escola. Essa reunião foi a inspiração para as tradicionais "Reuniões de Planejamento Estratégico da EEFE", realizadas todos os anos, desde 2004. 
 
Sempre defendeu que "o ser humano deve ter consciência do seu próprio corpo e colocá-lo em movimento". Idealizou em meio às reuniões do Conselho Universitário da USP, a criação de um time de basquete convidando todos os docentes membros do conselho, prática incentivada em 1986 e que perdura até hoje. É um grande articulador em prol da Escola de Educação Física e Esporte e em prol da Universidade de São Paulo. 
 
Prof. Massucato na entrega do Prêmio Maria Lenk
 
Em 2021, foi agraciado com o Prêmio Maria Lenk, criado com o objetivo de homenagear pessoas, entidades ou organizações que contribuíram de modo excepcional e decisivo para a Educação Física e o Esporte, bem como para a valorização cultural, social e acadêmica da EEFEUSP. 
 

A nomeação do Auditório em sua homenagem foi aprovada na Congregação de 17/10/1996. A inauguração do Auditório ocorreu no dia 26/08/1996.

Veja, abaixo, depoimento do docente concedido por ocasião das comemorações dos 80 anos de EEFE:

 

 

 Clique aqui para ver informações sobre outras pessoas que nomeiam os espaços da EEFE.

Caso queira compartilhar mais informações sobre a pessoa homenageada por este espaço, escreva para comunicaeefe@usp.br

 

 

Desenvolvido por EEFE-USP