XVIII Reunião de Planejamento debate Avaliação Institucional e Perspectivas da EEFE

Docentes, funcionários e representantes discentes discutem questões relacionadas à gestão da EEFE durante a XVIII Reunião de Planejamento, que acontece até quarta-feira (23/2). Neste ano, o tema central do encontro é “Avaliação Institucional e Perspectivas para o Futuro”.

Na abertura dos trabalhos, o diretor Prof. Dr. Júlio Cerca Serrão falou sobre o tema “Gestão administrativa e financeira da EEFE: Execução e Perspectivas”. Em sua apresentação, destacou os esforços para o estabelecimento do equilíbrio orçamentário e detalhou as ações referentes à infraestrutura e à manutenção da unidade no último ano.

O Prof. Dr. Júlio Cerca Serrão falou sobre o tema “Gestão administrativa e financeira da EEFE: Execução e Perspectivas”

A Assistente Acadêmica Ilza Benedita dos Santos apresentou os princípios norteadores da Avaliação Institucional, elaborada pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da Universidade de São Paulo. O instrumento permite que as Unidades expressem seu desenvolvimento acadêmico sobre a ampla gama de ações possíveis dentro da Universidade, tendo por base os Projetos Acadêmicos vigentes. Na EEFE, cada Comissão Estatutária é responsável por prover informações referentes a assuntos de sua competência.

Seguindo essa linha, a Comissão de Pesquisa, presidida pelo Prof. Dr. Rômulo Bertuzzi, apresentou as estratégias no sentido de fortalecer as áreas de pesquisa, desenvolvimento de projetos e apoio da unidade em termos de infraestrutura e recursos. Também foram abordados tópicos relacionados à integração ensino e pesquisa.

O Prof. Dr. Rômulo Bertuzzi representou a Comissão de Pesquisa

A presidente da Comissão de Cultura e Extensão, Prof. Dr. Maria Urbana P. B. Rondon relatou as atividades, programas e projetos da área, incluindo a prestação de serviços especializados na forma de cursos comunitários e a participação em projetos socialmente relevantes. Também foram destacadas as ações ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, notadamente referentes à saúde e bem-estar e ao desenvolvimento de educação de qualidade por meio dos cursos de extensão e dos estágios realizados pelos alunos de graduação nos cursos comunitários.

A Profa. Dra. Maria Urbana apresentou ações da Comissão de Cultura e Extensão

Na Graduação, o Prof. Dr. Luciano Basso relatou as ações de acompanhamento, avaliação e aperfeiçoamento dos cursos, além da integração com outras unidades. Também destacou os aspectos relacionados ao corpo discente, falando sobre questões de permanência no curso e relação com  egressos, além da inserção dos estudantes em atividades de ensino e pesquisa.

Prof. Dr. Luciano Basso em apresentação da Comissão de Graduação

O Prof. Dr. Carlos Ugrinowitsch encerrou as apresentações da manhã com a parte da Comissão de Pós-Graduação, destacando a baixa evasão do curso e a excelência acadêmica dos programas. Após a fala, houve abertura para discussão com os presentes.

Prof. Dr. Carlos Ugrinowitsch representou a Comissão de Pós-Graduação

A XVIII Reunião de Planejamento da EEFE-USP ainda contará com apresentações dos Departamentos, da Direção, da Representação Discente e da Representação dos Servidores. Veja abaixo mais fotos do primeiro dia de evento:

Fotos: Paula Bassi

Editoria

Desenvolvido por EEFE-USP