Aulas são voltadas tanto a leigos quanto a profissionais que desejam obter reciclagem deste conhecimento.
A parada cardiorrespiratória é um mal súbito que acomete milhares de brasileiros todos os anos, e as vítimas independem de idade, gênero ou estilo de vida ativo ou sedentário. A maior parte dos casos de parada cardiorrespiratória acontecem fora do ambiente hospitalar.
Com o treinamento adequado, uma pessoa leiga pode ser capaz de salvar alguém em situação de emergência. O rápido atendimento com manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) de qualidade aliado à rápida utilização do Desfibrilador Externo Automático (DEA) é de vital importância, podendo ser a diferença entre a vida e a morte.
Parte prática do curso é ministrada presencialmente na EEFE. Foto: Guilherme Viana
O Curso de Atendimento à Parada Cardíaca da Escola de Educação Física e Esporte da USP busca disseminar o conhecimento acerca do assunto tanto para leigos quanto para profissionais que desejam obter reciclagem deste conhecimento.
O objetivo é instruir os alunos para agir em situações de emergência relacionadas à parada cardiorrespiratória e engasgo, ensinando os passos fundamentais do atendimento a essas vítimas, o que é denominado Suporte Básico de Vida (SBV). Ao longo das aulas, os alunos aprendem a reconhecer essas emergências e agir de forma adequada, realizando com qualidade manobras de RCP e utilizando o Desfibrilador Externo Automático (DEA).
Para desenvolver esse conteúdo, o curso terá uma parte inicial teórica (2h00 - realizada em ambiente virtual) complementada pela execução prática das manobras (2h00 - presencial) em manequins próprios para esse treinamento. O curso segue as mais recentes diretrizes da American Heart Association e é coordenado pela Profa. Dra. Cláudia Lúcia de Moraes Forjaz, com o apoio do educador Bruno Modesto. Há descontos para grupos de mais de dez pessoas e também para a comunidade USP.