Estudantes aprendem sobre o fenômeno esportivo por meio da vivência com colegas

Disciplina oferecida no primeiro semestre do curso introduz os graduandos na história da educação física enquanto proporciona momentos de integração

Em qualquer campo de atuação, saber a origem e evolução da área é fundamental para compreender o contexto histórico, identificar tendências, valorizar e fortalecer a identidade profissional. A disciplina “Dimensões Históricas da Educação Física e do Esporte” busca, desde o primeiro semestre, apresentar aos estudantes os elementos históricos da área por meio do estudo de manifestações em diversas culturas em diferentes épocas. 

O objetivo é que os calouros possam conhecer a história da atividade física ainda no início da graduação, assim como métodos de pesquisa científica utilizados na área - Foto: Giulia Rodrigues

Durante as aulas, os estudantes acompanham o percurso da atividade física e do esporte ao longo da história, desde a antiguidade até os dias atuais. Além disso, também aprendem sobre o desenvolvimento do Esporte Olímpico e a criação de órgãos importantes como o CONFEF (Conselho Federal de Educação Física) e CREF (Conselho Regional de Educação Física).

Outro propósito da disciplina é auxiliar os alunos e alunas a dar os primeiros passos na realização de pesquisas científicas, apresentando as metodologias de investigação por trás do conteúdo ensinado. “Em uma das aulas, os alunos realizaram uma atividade com o auxílio das bibliotecárias da EEFE sobre fontes de informação e pesquisa, complementando uma atividade na qual trabalhamos sobre o que é pesquisa histórica, metodologia e fontes”, explica a Profa. Dra. Ana Zimmermann, docente responsável pela disciplina.

Durante as aulas, os estudantes acompanham o percurso da atividade física ao longo da história, desde a antiguidade até os dias atuais - Giulia Rodrigues

Em uma das atividades propostas, pede-se que cada aluno escolha uma modalidade esportiva que desperte seu interesse e pesquise artigos acadêmicos sobre o tema. A docente explica que se trata de uma forma de engajar os estudantes e incentivá-los a buscar informações em fontes confiáveis. 

Após escolherem uma prática, os alunos se organizam em grupos e apresentam um pouco sobre os dados descobertos durante a pesquisa, além de realizar uma breve demonstração com movimentos usados nas modalidades.

“Montamos grupos por afinidade de modalidade e eles compartilham o que encontraram. Depois, devem apresentar as informações que julguem mais interessantes, mas com o detalhe de que precisam vir para a aula vestindo ou portando uniformes e equipamentos que representassem a prática escolhida”, conta a docente.

Os alunos realizaram uma breve demonstração dos movimentos que envolviam as práticas - Foto - Giulia Rodrigues

A atividade permite que as trocas feitas entre os estudantes durante as aulas sirvam, também, como uma forma de integração. Enquanto interagiam, os calouros puderam não só conhecer melhor seus colegas, mas também adquirir novos conhecimentos sobre a Educação Física e o fenômeno do esporte por meio das próprias vivências. 

Segundo a docente, “a dinâmica é uma forma de aproximar a pesquisa do interesse dos estudantes, bem como proporcionar momentos de aproximação entre eles, considerando que são do primeiro semestre”. 

A atividade permitiu que as trocas feitas entre os estudantes durante as aulas servissem, também, como uma forma de integração - Foto: Giulia Rodrigues

A disciplina Dimensões Históricas da Educação Física e do Esporte faz parte da grade curricular do núcleo geral dos cursos de Educação Física da Escola de Educação Física e Esporte da USP.

Por Giulia Rodrigues

Estagiária sob supervisão de Paula Bassi

Seção de Relações Institucionais e Comunicação

 

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