EEFE retoma ação junto à Associação Beneficente Aquarela

Depois de dois anos de interrupção devido à pandemia, a EEFE retoma ação junto à Associação Beneficente Aquarela, ONG que atua na comunidade Vila Nova Jaguaré. A intervenção se dá por meio de laboratório didático da disciplina de graduação Educação Física na Segunda Infância II, ministrada pela Profa. Dra. Andrea Michele Freudenheim.

Atividades são realizadas no CEU - Jaguaré

A colaboração com a Aquarela começou em 2014 e consiste na elaboração e aplicação de programas de educação física para as crianças participantes, potencializando o processo de preparação profissional dos graduandos. Neste semestre, participam da ação 32 crianças entre 7 e 13 anos. Com elas, são realizadas sessões semanais com duração de uma hora, de agosto a novembro. As atividades são realizadas no CEU – Jaguaré. A elaboração dos Programas de Educação Física para crianças de segunda infância começa no primeiro semestre, com temáticas variadas conforme as escolhas dos alunos de graduação.

Neste semestre, dentre os programas elaborados pelos graduandos, foram escolhidos para serem aplicados::

Aptikids: Visa chamar a atenção das crianças para a importância de uma vida ativa fisicamente e a sua relação com uma melhor aptidão, saúde e qualidade de vida hoje e no futuro.

ReCirco: Tem como foco o desenvolvimento motor, social e cognitivo das crianças por meio de atividades físicas que envolvam propostas de conscientização acerca da preservação do meio ambiente. Para tanto, foram escolhidas brincadeiras divertidas realizadas há décadas, mas com um olhar ‘reciclado’: atividades circenses dentro de um contexto de sustentabilidade.

Aventurama: Atividades de auto-testagem / aventura com o objetivo de principiar o contato com a natureza, conscientizando da importância do respeito ao meio ambiente a partir do movimento.

Acroyoga: Concentra-se no desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e afetivo-sociais por meio da prática do Acroyoga, trabalhando flexibilidade, força, trabalho em equipe e concentração.

Cada sessão é planejada e, posteriormente, discutida e avaliada. A partir disso, são destacadas implicações para a próxima sessão. “Desta forma, o processo de formação profissional dos graduandos vai aos poucos sendo concretizado a partir de uma metodologia ativa, em atividade extramuros, realizada em aproximação ao campo de atuação profissional”, comenta a docente responsável.

Cada sessão é planejada e, posteriormente, avaliada e discutida.

Durante o período pandêmico, embora a ação presencial tenha sido interrompida, foram angariadas doações para as crianças da comunidade, principalmente brinquedos e livros, kit higiene e outros. Além disso, periodicamente são realizadas visitas à ONG para conhecer as crianças antes das intervenções.