EEFE discute metas para os próximos anos na 19ª Reunião de Planejamento

Sexta-feira, 24/2, aconteceu a décima nona edição da Reunião de Planejamento da EEFE-USP, que, anualmente, congrega docentes, funcionários e representantes discentes em torno de questões administrativas e acadêmicas da instituição. Neste ano, as discussões foram centradas no tópico “Preparando o VI Ciclo de Avaliação Institucional”, com apresentações das comissões estatutárias sobre o tema “Que EEFE queremos para os próximos 5 anos e o que (metas) precisamos fazer para isso?”.

O Prof. Dr. Umberto Umberto Cesar Corrêa abriu os trabalhos da XIX Reunião de Planejamento

O evento iniciou com abertura do diretor Prof. Dr. Umberto Cesar Corrêa, que destacou a importância de se planejar para o próximo Ciclo de Avaliação Institucional da USP com as metas de cada instância para os próximos anos. A seguir, o Prof. Dr. Flávio Henrique Bastos, presidente da Comissão de Graduação, falou sobre o andamento da implantação do novo currículo acadêmico, assim como possíveis ações para aprimorá-lo. 

Prof. Dr. Flávio Henrique Bastos representou a Comissão de Graduação

Dentre as metas destacadas pelo docente, contam a integração entre os cursos, a diversificação dos percursos formativos e a aproximação dos coordenadores de curso com os discentes. Também foram abordados o processo de avaliação da qualidade de ensino, a necessidade de aprimorar o acompanhamento de egressos e aplicação de novas tecnologias em sala de aula. Na discussão plenária depois da apresentação, ressaltou-se a importância de se consolidar o novo currículo. 

Discussão Plenária da apresentação do Prof. Dr. Carlos Ugrinowitsch pela Comissão de Pesquisa

Representando a Comissão de Pesquisa, o Prof. Dr. Carlos Ugrinowitsch abordou os indicadores para a avaliação das atividades de pesquisa a partir de diagnósticos de produtividade. Segundo o docente, as informações geradas por esses relatórios, inclusive, podem ser usadas para o aprimoramento de futuras pesquisas. Além disso, o presidente da Comissão também expôs questões referentes a divulgação científica, comunicação, financiamentos e obtenção de recursos. O debate com os demais participantes tratou da importância da interdisciplinaridade dos trabalhos desenvolvidos na EEFE e alternativas para a captação de recursos para as pesquisas.

Prof. Dr. Ary José Rocco Jr. falou sobre as metas e perspectivas para a Cultura e Extensão

Já no âmbito da Cultura e Extensão, o Prof. Dr. Ary José Rocco Jr. lançou um convite para reflexão sobre os cursos comunitários, seu formato e propósito. Também colocou como meta da Comissão ampliar a oferta de cursos de extensão, considerando as necessidades da sociedade no âmbito da educação continuada em educação física e a expertise dos docentes EEFE. Também destacou a necessidade de se elaborar um diagnóstico a respeito das atividades culturais da unidade, ressaltando a importância de se construir uma identidade EEFE. Dentre os temas mais abordados na discussão plenária, destacam-se a curricularização da Extensão, o uso de novas tecnologias e a questão da humanização e do acolhimento à comunidade. 

Prof. Dr. Valmor Tricoli finalizou as apresentações do dia, falando sobre a Pós-Graduação

Na última apresentação do dia, o Prof. Dr. Valmor Tricoli realizou um levantamento das realizações da Comissão de Pós-Graduação, mencionando a qualidade e visibilidade da produção acadêmica, a estruturação dos programas e o credenciamento de orientadores. Para os próximos anos, a Pós-Graduação considera pertinente o investimento em internacionalização, por meio de realização de intercâmbios, recepção de professores visitantes e atração de alunos estrangeiros. O encontro foi finalizado com agradecimentos à comunidade do diretor Prof. Dr. Umberto Correa. 

Confira, abaixo, fotos do evento (aguarde o carregamento):

Editoria

Desenvolvido por EEFE-USP