Ação é desenvolvida por meio de parceria entre EEFE, Icesp e Cepeusp.
Felicidade, renovação e gratidão resumem os sentimentos da aposentada Valdenice Soares de Almeida, de 63 anos, sobrevivente do câncer de mama no estágio 4, conhecido como metastático. Moradora de São Paulo, ela integra um grupo de 20 mulheres que encontram na atividade física a energia para se movimentar diariamente em busca de qualidade de vida.
O grande aliado delas é o ONcoFITT, programa desenvolvido em uma modalidade de telessaúde, em formato de extensão universitária híbrido e resultado da parceria entre o Centro de Práticas Esportivas, a Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp).
Valdenice já colocou em sua rotina as atividades do ONcoFITT, que neste ano completou 300 aulas, em uma mobilização baseada no programa de telecondicionamento físico contra a doença que mais mata mulheres no Brasil. Dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que, no país, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021 – ano em que nasceu o programa –, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
Neste ano, o ONcoFITT comemorou sua 300ª aula.
Depois de passar por quimioterapia e cirurgia para a retirada da mama esquerda, a aposentada finalizou o tratamento em 2017, um ano após receber o diagnóstico. Hoje, toma medicamento relacionado ao tratamento e segue com acompanhamento de profissionais da saúde. Duas vezes por semana, às 8 horas, ela já posiciona o celular à mesa para aproveitar todas as aulas, virtualmente, sempre com acompanhamento dos profissionais, e ainda usa o momento para socializar com as colegas da turma, por meio de uma plataforma virtual e gratuita.
“Antes, tive um tumor no ouvido, que mexeu no meu labirinto. O médico disse que talvez eu não voltaria ao normal no equilíbrio, mas na aula fui melhorando e hoje consigo me equilibrar muito bem nos exercícios”, conta ela. “Eu me sinto muito bem correndo, cuido dos meus netos, corro atrás deles, limpo a casa, lavo, passo, cuido do meu jardim. Estou sempre disposta. Não tenho dor no corpo e devo tudo isso aos exercícios do programa. O corpo e a mente ficaram melhores, mais leves”, acrescenta.
Alunas são referenciadas pelo ICESP.
Coordenador do ONcoFITT e doutorando pela USP, o profissional de educação física Jean Augusto Coelho Guimarães diz que, por meio de avaliações físicas e questionários, já foi observada uma série de benefícios entre as alunas. “Percebemos a redução do peso corporal, do comportamento sedentário, de sintomas depressivos e da ansiedade, além do aumento da atividade física ao ar livre, da resistência de força dos braços, da flexibilidade corporal e da melhora na qualidade de vida”, explica, ressaltando que o programa, de responsabilidade da Profa. Dra. Patrícia Chakur Brum, é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar e interprofissional, com apoio de pesquisadores, professores, profissionais de saúde e estudantes de diversos níveis de ensino.
A maioria das alunas é referenciada pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, de onde saem reabilitadas e com liberação médica e da equipe de saúde para a prática de atividades físicas. Em trabalho conjunto, a equipe também oferece o apoio e o suporte social por meio do ambiente virtual, o que garante aumento da sensação de pertencimento ao grupo de outras mulheres que vivenciaram a mesma condição.
Valdenice é uma das participantes do ONcoFITT.
“Toda essa experiência faz a gente querer viver ainda muito mais, ficando bem em casa e com toda a família. Os professores dizem que aprendem muito conosco, mas nós também aprendemos muito com eles. A principal lição é dar valor na nossa saúde física e mental. Se estivermos bem mentalmente, estaremos bem com o corpo e conseguiremos fazer tudo que for possível para sermos felizes. Eu sou uma mulher feliz”, disse.
O ONcoFITT faz parte do Remama, que promove atividades de canoagem supervisionada com mulheres vítimas do câncer de mama e em processo de tratamento. Além do aspecto de extensão, o projeto tem sua interface científica ao fornecer dados de pesquisa ao grupo envolvido. Confira alguns dos trabalhos publicados:
- The influence of a supervised group exercise intervention combined with active lifestyle recommendations on breast cancer survivors' health, physical functioning, and quality of life indices: study protocol for a randomized and controlled trial. Riani Costa LA, F Barreto R, de Leandrini SMM, Gurgel ARB, de Sales GT, Voltarelli VA, de Castro G Jr, Fenton SAM, Turner JE, Klausener C, Neves LM, Ugrinowitsch C, Farah JC, Forjaz CLM, Brito CMM, Brum PC.Trials. 2021 Dec 18;22(1):934. doi: 10.1186/s13063-021-05843-z.
PMID: 34922621 - Determinants of Health and Physical Activity Levels Among Breast Cancer Survivors During the COVID-19 Pandemic: A Cross-Sectional Study. Gurgel ARB, Mingroni-Netto P, Farah JC, de Brito CMM, Levin AS, Brum PC.Front Physiol. 2021 Feb 5;12:624169. doi: 10.3389/fphys.2021.624169. eCollection 2021.PMID: 33613314
- Livro Mar de Rosas. https://icesp.org.br/programa-
remama/