Alunos de graduação vivenciam os desafios da corrida de orientação

Atividade envolve competências físicas e cognitivas.

Alunos da disciplina de graduação Educação Física na Adolescência, ministrada pelo Prof. Dr. Umberto Cesar Corrêa, completaram nesta quarta-feira (27/11) a competição de aventura - corrida de orientação. Esta competição foi realizada como parte do fechamento das atividades didáticas curriculares.

A competição, realizada nas dependências do CEPEUSP, compreendeu um percurso de 2,1 Km e 7 prismas (postos de controle). Os alunos que completaram a prova em menor tempo o fizeram em 17 minutos e aqueles com o maior tempo utilizaram 43 minutos. Houve também aqueles que não completaram a prova. 

Segundo o docente, a corrida de orientação é "um esporte individual, em essência, realizado na maioria das vezes em ambientes naturais, cujo cerne competitivo está em o indivíduo, auxiliado por uma bússola, realizar um percurso desconhecido, especificado por pontos sequenciais em um mapa, no menor tempo possível". Trata-se de um esporte com alta exigência cognitiva, devido às necessidades de leitura e interpretação de mapas (cartografia), bem como de tomada de decisão.

Editoria: 

Desenvolvido por EEFE-USP