Agradecimentos do Prof. Amadio pelo Prêmio Maria Lenk

Prêmio é concedido a pessoas que contribuíram de modo excepcional e decisivo para a área de Educação Física e Esporte.

Na Cerimônia de Comemoração dos 90 Anos de EEFE, realizada no dia 8/8/2024, foi concedido o Prêmio Maria Lenk a pessoas que contribuíram de modo excepcional e decisivo para a área de Educação Física e Esporte, bem como para a valorização cultural, social e acadêmica da EEFE. Um dos homenageados foi o Prof. Dr. Alberto Carlos Amadio por sua dedicação intensa não apenas às suas respectivas áreas acadêmicas, mas também por sua atuação de destaque em cargos de gestão da Universidade.

Prof. Dr. Alberto Carlos Amadio, Prof. Dr. Alexandre Moreira, Prof. Dr. Go Tani e Prof. Dr. Umberto Cesar Corrêa

Em agradecimento à outorga do Prêmio, o docente compartilha a seguinte mensagem:

São Paulo, 09 de agosto de 2024
Ilmo. Senhor Prof. Dr. UMBERTO CESAR CORRÊA
DD. Diretor da Escola de Educação Física e Esporte
da Universidade de São Paulo.

 

Ainda no calor da cerimônia das celebrações dos 90 anos da EEFE-USP e sensibilizado com o PRÊMIO MARIA LENK, venho por este intermédio cumprimentá-lo e agradecer honraria que me foi concedida por decisão da Egrégia Congregação com a outorga do referido prêmio. Assim, ainda muito emocionado, só tenho a agradecer tanta generosidade, que me foi distinguida por ocasião da entrega do referido prêmio em citada cerimônia.  

Refiro-me inicialmente à patronesse do presente Prêmio MARIA LENK, reconhecendo tratar-se de personalidade cuja importância revela-se no seu papel de grande repercussão internacional portanto, pelo legado de sua trajetória acadêmica e esportiva. Atleta, Educadora e Cientista, MARIA EMMA HULDA LENK ZIEGLER (1915-2007), é sem dúvidas, um exemplo a ser seguido. Além de ter sido egressa da primeira turma de formandos (1935) da então Escola Superior de Educação Physica, foi também a primeira e única mulher a integrar como atleta, a equipe brasileira nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1932. Nadou borboleta nos Jogos Olímpicos de Berlin em 1936 e ainda foi detentora dos recordes mundiais em 1939 nos 200m e 400m nado peito, entretanto, nadando borboleta. MARIA LENK foi distinguida em 2001 pelo Comitê Olímpico Internacional, com a “ORDEM OLIMPICA” e é, como sabemos, a “Primeira heroína Olímpica do Brasil”.

A EEFE-USP vive um momento muito especial, momento marcado por esta efeméride e celebramos os 90 anos de sua existência. A data é revestida de grande simbolismo não apenas para nós membros da casa, mas, com certeza, para todo o país, pois esta Escola, ao longo de sua trajetória, destacou-se pelo protagonismo e avanços marcantes na história da Educação Física brasileira, quer pela excelência na formação de muitos profissionais como também pela destacada contribuição científica e acadêmica na área do conhecimento.

Sempre à frente nos debates das políticas nacionais de aprimoramento do conhecimento, nossa Escola vem provendo o país de ideias e ferramentas para melhoria da educação e o avanço da ciência com criatividade, inovação e pensamento ético, desde a sua criação, lá nos idos de 1931. Portanto, entendo que a verdadeira homenagem devemos prestar sobretudo para a nossa instituição, a EEFEUSP, nossa casa comum. Casa que nos acolhe e nos recebe e a partir deste vínculo idealizamos nossos sonhos, nossos ideais e sempre mais recebemos que doamos.

Assim, destacaria que não basta formar os melhores profissionais, temos que apresentar alto rendimento na pesquisa qualificada e que contribua para a realidade social. Neste contexto, caracterizamos esta como sendo a nossa principal tarefa, ou seja, um ponto central nos caminhos da modernização institucional, poderia ser a busca da excelência na integração do conhecimento científico e da capacidade técnica-profissional, determinando relações mais globalizadas e dependentes entre Universidade e Sociedade.

Entendo que a Universidade, diante do desafio para os propósitos da formação, preparação profissional e treinamento de jovens, num mundo em transformação, deve ser preservada pela missão central de EDUCAR PELA CIÊNCIA. Ou seja, vencer pelo conhecimento pode ser uma importante vocação universitária, pois, a busca da verdade é uma tarefa difícil e pertence a todos nós. E neste sentido nossa Escola tem desempenhado seu protagonismo neste processo, contando sempre com a insubstituível tarefa de seus docentes, de seus servidores, e de seus estudantes; neste contínuo e permanente processo formativo de novos líderes capazes de intervir com competência e muito positivamente na sociedade contemporânea, na área das Ciências do Esporte, contemplando o alto Desempenho Esportivo, a Saúde, Qualidade de Vida e Bem-estar. Rendo homenagem a esta comunidade que ao longo de sua existência sempre soube dignificar e honrar a grandeza de nossa Escola, com espírito participativo, inovador e empreendedor. 

Desejo que, ao celebrar os 90 anos desta Casa reafirmemos nosso compromisso para planejarmos o futuro com o lastro de nosso legado de liderança científica e pedagógica rumo às comemorações do centenário da EEFE-USP, com compromisso institucional.

Diante desta homenagem, não poderia, neste momento, deixar de externar, mais uma vez, um pouco daquilo que o coração mais sente. Reitero antes de qualquer reflexão ao meu Muito Obrigado!  Muito Obrigado a todos(as) pela oportunidade, pelo respeito, mas, sobretudo Muito Obrigado por me compreenderem no dia a dia destes anos que caminhamos lado a lado! 

Por estas razões permitam-me, com muito orgulho dedicar esse PRÊMIO MARIA LENK à EEFE-USP e a todos que se dedicam à sua grandiosidade transformando nossa Escola em verdadeira referência para a sociedade brasileira, hoje e sempre!

 

Atenciosamente,

Alberto Carlos Amadio

Editoria

Desenvolvido por EEFE-USP