Estudantes da graduação desenvolveram projeto de pesquisa e apresentaram resultados na universidade inglesa.
Alunos da EEFE participaram do programa Mini-PhD Global Programme 2024: Food Science & Sports Nutrition da Universidade de Cambridge. O programa tem como objetivo capacitar estudantes de graduação e pós-graduação, oferecendo a oportunidade de desenvolver um projeto de pesquisa impactante e alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030.
Os alunos ficaram sob a orientação de pesquisadores globais de destaque e com a meta de publicar seus resultados em periódicos de alto impacto. O time Brasil, representado pela EEFE-USP, contou com a participação de Maitê Yorioka Rodrigues (Bacharelado em Esporte), Rebeca Soares Pires (Bacharelado em Educação Física) e Gabriel Albanese Kafouri (Bacharelado em Esporte), que estavam sob a supervisão do Prof. Dr. Emerson Franchini.
Maitê representou a EEFE e apresentou os resultados da pesquisa no evento em Cambridge. Arquivo pessoal de Maitê.
Os participantes escolheram trabalhar com a suplementação de nitrato, uma das possibilidades apresentadas pela Sociedade ReachSci da Universidade de Cambridge. Como parte da iniciativa oferecida pela instituição, os alunos participaram de aulas, realizaram uma série de tarefas e desenvolveram o projeto de pesquisa intitulado “Efeito da suplementação de nitrato sobre a resistência de força”.
A pesquisa dos alunos analisou o efeito da suplementação de nitrato sobre a resistência de força no supino e no leg press. Arquivo pessoal de Maitê.
As coletas de dados ocorreram entre abril e setembro de 2024 na academia da EEFE. O projeto contou também com a participação da Prof. Dra. Monica Yuri Takito, do Departamento de Pedagogia do Movimento do Corpo Humano da EEFE-USP, e do aluno de graduação Felipe Mello, que auxiliou com os procedimentos de suplementação.
“Acredito que a parte mais desafiadora foi organizar as coletas, pois cada voluntário tinha que comparecer quatro vezes à EEFE, coordenar a agenda deles, a nossa, a da academia, os cancelamentos e a divisão dos equipamentos com outras equipes de pesquisa e usuários da academia”, relata Maitê. Em julho, a aluna recebeu o convite para apresentar os resultados da pesquisa na “2024 ReachSci Global Conference: Advancing Research and Innovation for a Connected World” presencialmente, na Universidade de Cambridge.
Foto do grupo durante a tour pelo Trinity College. Arquivo pessoal de Maitê.
As apresentações aconteceram entre os dias 9 e 11 de dezembro no Departamento de Engenharia Química e Biotecnologia da Universidade de Cambridge. "Embarquei no dia 7 de dezembro, cheguei no dia 8 com meu pôster embaixo do braço e muita empolgação. Nunca tinha participado de nenhuma conferência, muito menos internacional", menciona Maitê. Ela conta que, no primeiro dia de evento, fez um tour pela cidade e visitou locais como o King’s College, o Trinity College e o monumento The Laws of University Foot Ball Club, onde foram escritas as primeiras regras estruturadas do futebol em 1848.
No segundo dia, apresentou o trabalho em forma de pôster para os participantes, professores e organizadores do evento. “Foi uma experiência única e que vou lembrar para o resto da vida, sendo a única participante do Brasil e representante da EEFE e da USP no evento”, acrescenta ela. O segundo e terceiro dia também foram marcados por palestras com pesquisadoras que Maitê admira, como a Profa. Mona Minkara, da Northeastern University e a Profa. Louise Archer, da University College London.
Foto do grupo no último dia de conferência, na sala onde ocorriam as apresentações. Arquivo pessoal de Maitê.
Recentemente, Maitê também recebeu o prêmio de Melhor Trabalho Acadêmico do curso de Bacharelado em Esporte com o estudo “Esporte, imagens e corporeidade: uma análise sobre a trajetória de atletas negras” na Colação de Grau da Turma de 2024 da EEFE, sob orientação da Profa. Dra. Ana Cristina Zimmermann.
O estudo analisa a presença e as representações de mulheres negras no esporte brasileiro em três períodos históricos, destacando como estereótipos e discursos foram perpetuados, mas também como o esporte pode transformar imaginários sociais e valorizar corpos marginalizados.
Com o término de sua graduação, Maitê pretende dar continuidade à sua trajetória acadêmica e planeja ingressar no mestrado também na EEFE-USP.
Para mais informações sobre o Mini-PhD Global Programme 2024: Food Science & Sports Nutrition da Sociedade ReachSci da Universidade de Cambridge, acesse aqui.
Por Guilherme Ike
Estagiário sob supervisão de Paula Bassi