Tênis de corrida desenvolvidos com colaboração da EEFE-USP são os mais populares no país, segundo app

Dados são do Aplicativo Corrida Perfeita, que conta com 300 mil usuários cadastrados.

De acordo com dados divulgados pelo Corrida Perfeita, um dos aplicativos mais populares entre os praticantes de corrida no Brasil, a marca de tênis mais utilizada pelos seus usuários é a Olympikus, cujos calçados são desenvolvidos com a colaboração científica do Laboratório de Biomecânica da EEFE-USP, realizada por meio de colaboração da universidade com a empresa Vulcabras, que é responsável por diversas marcas de artigos esportivos do país. 

Ranking das marcas de tênis de corrida mais utilizadas por usuários do aplicativo Corrida Perfeita em 2024. Fonte: Instagram do App

O objetivo geral da parceria é utilizar as ferramentas da biomecânica do exercício para contribuir no desenvolvimento de um calçado adaptado às características, particularidades e necessidades de corredores brasileiros. O Prof. Dr. Júlio Cerca Serrão, coordenador do laboratório, explica que a colaboração da EEFE no desenvolvimento dos produtos envolve o compartilhamento do conhecimento científico para orientar diversas decisões técnicas, como material e formato do calçado.

Tênis Corre 4, da Olympikus, é um dos produtos desenvolvidos com a colaboração científica da EEFE. Imagem: divulgação.

De acordo com informações obtidas junto à equipe do Aplicativo, os modelos mais utilizados da marca Olympikus na plataforma são o Corre 3 e o Corre 4, ambos  direcionados para a população praticante de atividade física em geral e produzidos por meio da  colaboração entre a EEFE-USP e a Vulcabras. Além disso, o Laboratório também participou da elaboração do Corre Supra, primeiro Super Tênis brasileiro, voltado à alta performance na corrida. 
 

Corre Supra é o primeiro Super Tênis brasileiro e foi feito com a colaboração do Laboratório de Biomecânica da EEFE-USP. Foto: @brskphoto

“Nós participamos da concepção do tênis trazendo toda a experiência do laboratório, adquirida após 30 anos estudando calçado. Por outro lado, a empresa traz a expertise da construção dos materiais, e deste casamento acaba surgindo um calçado. Nada mais é que a transferência de tudo que a gente estudou na vida de calçado em um produto”, comenta o docente. 

Segundo o professor, além do aspecto comercial, a EEFE-USP é beneficiada pela parceria em termos científicos. Isso porque a troca com a empresa abre possibilidades de testes e construção de protótipos. Atualmente, o Laboratório conduz estudos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado na linha dos calçados esportivos.

Prof. Dr. Júlio Cerca Serrão em evento de pré-lançamento do tênis Corre Supra. Foto: @brskphoto

“Essa relação abre uma perspectiva gigantesca. Indiretamente, tem impactado todas as nossas pesquisas. Para o conhecimento, é um avanço fora de série e uma grande inovação em educação física e esporte, valorizando a pesquisa na área com a interação da academia com o setor produtivo”, destaca.
 
Editoria

Desenvolvido por EEFE-USP