Arte Marcial Chinesa amplia repertório de cultura corporal de movimento na Graduação

A diversidade cultural é um elemento importante no curso de graduação em Educação Física com Ênfase em Desenvolvimento Humano. O contato com diferentes formas de vivenciar o corpo propicia aos graduandos múltiplas percepções sobre as possibilidades corporais dentro de sua futura área de atuação. Na EEFE-USP, uma das disciplinas que propiciam uma nova perspectiva nesse sentido é a Arte Marcial Chinesa: cultura e movimento, coordenada pelo docente Walter Roberto Correia

Disciplina propicia múltiplas percepções sobre as possibilidades corporais. Foto: Guilherme Viana

Criada em 2011, a disciplina tem o objetivo de promover o estudo das qualidades distintivas da arte marcial Ving Tsun/Kung Fu como sistema de inteligência estratégica chinês de combate corporal simbólico, ressignificando o conceito de luta e arte marcial. Além disso, a ideia é ampliar o repertório relativo à cultura corporal de movimento dos alunos.

Aulas buscam ressignificar o conceito de luta e arte marcial. Foto: Guilherme Viana

O Ving Tsun/Kung Fu é um sistema chinês de inteligência estratégica fundado na Dinastia Ching (século XVIII). O estilo, cuja elaboração é atribuída a Yim Ving Tsun, tem como aspectos centrais: movimentos rápidos e plenos de variações, a condução da força para legitimar as relações humanas em um conflito e a utilização do suave para vencer o robusto. Em 2007, com o apoio da Unesco, o Ving Tsun/Kung Fu foi declarado patrimônio cultural intangível de Guandong/China.

Atividades práticas e teóricas fazem parte do programa. Foto: Guilherme Viana

As aulas são repletas de reflexões e atividades práticas, privilegiando o ensino para compreensão a partir do enfoque dialógico/reflexivo e análise de situações problemas.

Confira, no vídeo abaixo, o depoimento de alguns alunos da disciplina: