Idosos podem se inscrever em disciplinas EEFE por meio do Programa USP 60+

Estão abertas as inscrições para as disciplinas da EEFE integrantes do Programa USP 60+, promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão. Destinado a pessoas com mais de 60 anos, o programa busca oferecer oportunidades para uma aprendizagem contínua e acumulativa, potencializando o crescimento individual, as relações e participação social do idoso.

Para isso, disponibiliza vagas em disciplinas regulares, atividades culturais e a esportivas.

Neste ano na EEFE, serão oferecidas vagas nas disciplinas listadas a seguir. Para se inscrever, além de ter mais que 60 anos, é necessário possuir ensino médio completo.

Jornalismo Esportivo

Tem como objetivo fornecer ao estudante uma compreensão das relações entre os meios de comunicação e o universo do esporte. A disciplina pretende discutir se as informações fornecidas ao seu público pelos meios de comunicação informa ou entretem a sua audiência. Os meios de comunicação contribuem para o desenvolvimento da prática da atividade física ou apenas pretendem “vender” o produto esporte?

Vagas: 2 vagas
Período:  Quintas, das 07h30 às 09h25
Duração: de 13/03/2023 a 15/07/2023
Inscrições: de 27/02/2023 a 13/03/2023 pelo email esporte-eefe@usp.br

Marketing e Comunicação no Esporte

A disciplina de Marketing e Comunicação no Esporte apresenta como objetivo fornecer aos estudantes um conhecimento sobre os 4 P´s de Marketing (Produto, Preço, Praça e Promoção) essenciais para as estratégias de Marketing de uma entidade esportiva. A disciplina também pretende discutir o papel atual das novas formas de comunicação nas estratégias para desenvolvimento de sentimentos de identidade e pertencimento das pessoas com as entidades esportivas.

Vagas: 2 vagas
Período:  Terças, das 07h30 às 09h25
Duração: de 13/03/2023 à 15/07/2023
Inscrições: de 27/02/2023 a 13/03/2023 pelo email esporte-eefe@usp.br

Arte Marcial Chinesa: Cultura e Movimento

A disciplina “Arte Marcial Chinesa:cultura e movimento”, tem por objetivo oferecer uma introdução ao “Sistema Ving Tsun de kung Fu”. Essa arte marcial, cuja trajetória e tradição histórica ultrapassa três séculos, tem sua fundação atribuída a uma jovem mulher chinesa, tendo como singularidade o estudo do “jogo de combate simbólico”, com vistas à promoção da inteligência estratégica para a vida cotidiana e, portanto, para o desenvolvimento humano. As aulas são teóricas e práticas, não exigindo conhecimentos prévios ou habilidades específicas no campo das artes marciais, sendo muito adaptável aos adultos e idosos. O ambiente das aulas é pautado pelo respeito à integridade dos alunos e alunas.

Vagas: 5 vagas
Período: Quartas, das 09h30 às 11h30
Duração: de 15/03/2023 a 13/07/2023
Inscrições: de 27/02/2023 a 10/03/2023 pelo email pedagogi@usp.br

Fisiologia da Atividade Motora I

A disciplina EFB105 Fisiologia da Atividade Motora I oferece conhecimentos básicos sobre como o músculo esquelético e o coração respondem ao estímulo de diferentes exercícios. Também abordamos os efeitos do exercício na saúde e em doenças cardiovasculares e os benefícios do exercício realizado em longo prazo (treinamento). Por fim, nossos alunos de graduação aprenderão como avaliar risco cardiovascular e variáveis cardiovasculares para que saibam prescrever exercícios físicos com segurança e eficácia.

Vagas: 02 vagas por turma.
Período: Quartas das 13h30 às 16h30 ou Sextas das 7h30 à 10h30.
Duração: 13/03/2023 a 15/07/2023
Inscrições: de 27/02/2023 a 12/03/2023 pelo email biodinamica@usp.br (As inscrições serão realizadas por meio de formulário específico que será enviado ao solicitante, na ordem de recebimento do e-mail manifestando interesse na vaga e até que seja preenchido o número total de vagas oferecidas).