GYMNUSP se credencia para a 2023 World Gymnaestrada

O Grupo de Ginástica para Todos - GYMNUSP, vinculado à extensão da EEFE e com coordenação da Profa Dra Michele Viviene Carbinatto e da Profa Dra Mônica Caldas Ehrenberg (FE-USP) apresentou a coreografia “Refugiados” no X Fórum Internacional de Ginástica para Todos, em Campinas, no dia 8/10. O evento foi realizado pelo Sesc e pela Unicamp.

A apresentação garantiu o credenciamento do grupo ao 2023 World Gymnaestrada, um dos maiores festivais de ginástica do mundo, cuja próxima edição acontecerá em Julho de 2023, na Holanda. Será a segunda vez que o GYMNUSP estará no evento. A primeira vez foi em 2019, na Àustria.

Para a construção da coreografia, o grupo se debruçou sobre os desdobramentos do que é ser refugiado. Entendendo refugiado como toda pessoa que se encontra fora de seu país de origem e que não pode ou não quer regressar ao mesmo, devido à grave e generalizada violação de direitos humanos. "Buscamos romper com um visão essencialista das culturas e das identidades culturais hegemônicas", comenta a Prof. Dra. Michele Viviene Carbinatto.

Formado por pessoas da comunidade, alunos da graduação e pós-graduação da EEFE/USP, o GYMNUSP realiza, desde 2015, encontros semanais com o objetivo de promover a prática da Ginástica para Todos, além de compor coreografias que representam a USP em diversos festivais pelo país. A coreografia apresentada apresentada trouxe à tona a temática das migrações. 

 
 
Editoria

Desenvolvido por EEFE-USP