Investiga o movimento humano, a construção cultural de seu significado e transformação de sua prática ao longo de diferentes épocas e manifestações, tais como a dança, o esporte, a ginástica, as corridas de rua, etc.
O Centro de Estudos Socioculturais do Movimento Humano veio no ano de 2004 substituir o então Núcleo de Estudos Socioculturais do Movimento Humano, fundado em 1985, cuja intenção era criar um espaço para pesquisas sobre as manifestações culturais do movimento humano e suas implicações na sociedade. As propostas de pesquisa e estudo do CESC partem de uma abordagem macro social do movimento humano e buscam trazer para a Educação Física argumentos e metodologias tanto das Ciências Sociais como da História, da Filosofia, da Sociologia, da Antropologia, da Psicologia e da Pedagogia, diretamente relacionados a questões do esporte e da atividade motora ampliando para além do âmbito anátomo-fisiológico a compreensão desses fenômenos.
Na atualidade, o CESC enfrenta o desafio proposto de incrementar estudos e pesquisas em Educação Física a partir da perspectiva sociocultural. O ponto de partida para esse desafio foi dado com a proposição de seu redimensionamento, a partir da compreensão das áreas de estudo e linhas de pesquisa e com a organização e sistematização de informações acerca da produção pelos pares nacionais e estrangeiros. Estas medidas estão ampliando o conhecimento dessa produção a partir de artigos e ensaios em periódicos, livros e teses. O aumento da produção acadêmica e a ampliação dos grupos de estudos com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação geram também mais envolvimento e interesse dos alunos pela área sociocultural.