Os direitos humanos sob a perspectiva da educação física e do esporte é o tema que norteia a primeira publicação especial organizada pelo Núcleo de Direitos Humanos da Escola de Educação Física e Esporte da USP (NDHEEFE). Trata-se da edição mais recente da Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (RBEFE), contando com 11 artigos assinados por pesquisadores de instituições brasileiras e internacionais.
“A relação entre Educação Física e Direitos Humanos diz respeito às necessidades básicas do indivíduo, já que o movimento é obrigatório para o desempenho de atividades essenciais como se alimentar, se higienizar, participar de atividades de lazer e de família”, afirma o Prof. Dr. Sérgio Silveira, presidente do Núcleo. Dentre os temas tratados na publicação, destacam-se a história e o desenvolvimento das discussões na área; a educação inclusiva; a educação física inclusiva; questões de gênero; questões étnico-raciais e o esporte escolar.
A edição integra as iniciativas da gestão atual do Núcleo, concentrada em promover o desenvolvimento e a disseminação de ações educativas tanto na EEFE quanto na comunidade externa. O objetivo da educação em direitos humanos é estimular a transformação social tendo em vista os conceitos de “dignidade humana; igualdade de direitos; reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades; laicidade do Estado; democracia na educação; transversalidade, vivência e globalidade, e sustentabilidade socioambiental”, esclarece o Núcleo no artigo veiculado na Revista.
O NDHEEFE foi criado em 2016 e, atualmente, é composto pelo Prof. Dr. Sergio Roberto Silveira (presidente), Profa. Dra. Andrea Michele Freudenheim (vice-presidente), Paula Bassi (representante dos servidores), Júlia Ávila de Oliveira (representante discente pós-graduação) e Thomas Marcelino Costa (representante discente de graduação). Para saber mais sobre a comissão e suas atribuições, clique aqui.
O número especial completo da RBEFE pode ser acessado em:
https://www.revistas.usp.br/rbefe