Ginástica Acrobática é apresentada como ferramenta para atividade física para adolescentes

No curso de graduação do Bacharelado em Educação Física com Ênfase em Desenvolvimento Humano na EEFE-USP, os alunos aprendem a elaborar e aplicar programas de Educação Física voltados às diferentes fases do ciclo de vida. Para isso, são apresentados a diversas situações com públicos distintos, a fim de aprenderem a lidar com as especificidades de cada um. 

A disciplina de Educação Física na Adolescência I, ministrada pelo Prof. Dr. Umberto Cesar Corrêa, oferece aos graduandos a oportunidade de estudar sobre as necessidades e expectativas de atividade física na faixa etária entre 12 e 18 anos. Para isso, os alunos estudam sobre planejamento e implementação de programas de esportes, exercícios, lutas e danças. Dentro desse contexto, uma das possibilidades apresentadas é a Ginástica Acrobática.

Uma das atividades mais tradicionais e diversificadas da Educação Física, a ginástica se encontra adaptada de diferentes maneiras e de acordo com as mais variadas necessidades na sociedade, sendo aplicada em contextos esportivos ou não.

A Ginástica Acrobática, especificamente, caracteriza-se como uma atividade com altas demandas de controle e equilíbrio na realização de posturas e movimentos ginásticos realizados em interação social (duplas, trios e quartetos).

Assim, trata-se de uma ferramenta para que os alunos de graduação aprendam a estimular adolescentes a desenvolverem capacidades para resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em grupo e assumir responsabilidades. 

Por meio da abordagem de diferentes possibilidades, o objetivo é proporcionar aos alunos conhecimentos que possibilitem a construção de um Modelo de Educação Física na Adolescência.

Assim, os futuros profissionais da área estarão aptos a lidar com as necessidades e questões de atividades físicas referentes a essa faixa etária.

A disciplina é oferecida no 5° semestre do bacharelado com Ênfase em Desenvolvimento Humano. 

 

Veja também:

Os desafios da corrida de orientação são vivenciados pelos alunos da graduação

Editoria: 

Desenvolvido por EEFE-USP