Desde o final de março, a Universidade de São Paulo suspendeu por tempo indeterminado as atividades presenciais em todos os seus campi. Dentre as atividades interrompidas com a medida de isolamento encontram-se os cursos comunitários da EEFE, que atendem centenas de alunos das mais variadas características físicas e faixas etárias. Mas isso não quer dizer que essas pessoas estão sedentárias durante a quarentena. Professores, educadores, estagiários e funcionários se mobilizaram para levar informação e motivação a essa população para que ninguém ficasse inativo dentro de casa.
Aos participantes do curso Aprendendo a Nadar – voltado a crianças de 5 a 12 anos –, coordenado pelo Prof. Dr. Luciano Basso, por exemplo, foi proposta uma intervenção via WhatsApp por intermédio dos pais. A ideia é utilizar estratégias lúdicas e desafiadoras para trabalhar habilidades motoras, afetivas, sociais e cognitivas. Assim, as educadoras Regina Ismênia Rezende de Brito Gama e Valquíria Aparecida Carracedo, juntamente aos estagiários, enviam vídeos, textos e desafios relacionados à natação e à atividade física em geral.
Os alunos dos cursos Orientação Individualizada de Treinamento e Condicionamento Físico, coordenados pela Profa. Dra. Monica Yuri Takito, também estão sendo instruídos por meio das redes sociais pelo educador Luis Antonio Cespedes Teixeira e estagiários. Primeiramente, foi enviada uma apostila informativa, com exercícios que os alunos poderiam fazer em casa. Além disso, semanalmente, são enviados vídeos indicados pela equipe ou produzidos pelos graduandos da disciplina Educação Física na Idade Adulta, orientados pela docente.
Parte desse material também tem sido enviada para os alunos do curso Educação Física para Idosos, coordenado pelo prof. Dr. Flávio Henrique Bastos e supervisionadas pelos educadores Luis A. C. Teixeira e Rosana Andreotti. Guias teórico-práticos para a realização de atividades físicas em casa também foram desenvolvidos para esse grupo e também para os participantes do curso de Educação Física Adaptada para Pessoas com Comprometimento Neurológico: Reabilitação, coordenado pela Profa. Dra. Camila Torriani-Pasin.
Nesses guias, os alunos obtêm explicações sobre segurança para a prática de exercícios e cuidados necessários, além da descrição de atividades e treinamentos apropriados. Além disso, as educadoras Rosana Andreotti, Renata Magalhães e estagiários enviam videoaulas a cada grupo específico e mantêm o contato frequente com os alunos, coletando informações de estado de saúde, taxa de adesão às atividades físicas sugeridas e barreiras que impedem a realização das atividades.
Os participantes do curso comunitário Atividade Física Orientada e Controle Alimentar para Pessoas Obesas também têm sido instruídos por meio de e-mails e grupos no WhatsApp, recebendo material informativo e prático como apostilas e videoaulas. Por meio dessa interação organizada e operacionalizada pelo educador, com reuniões on-line entre a equipe, são transmitidas orientações de exercícios de alongamento, equilíbrio, aulas em circuito, yoga, exercícios para postura, aquecimento corporal, treinamento de força e relaxamento.
Além das iniciativas de atividades de extensão a distância, a EEFE-USP permanece ativa também com a transmissão de aulas de graduação e pós-graduação. Também foi lançado o podcast EEFE Cast, com o objetivo de divulgar informações de qualidade sobre exercício em época de quarentena. Para mais informações, clique aqui.