Série de podcast aborda ato de brincar durante o isolamento social

Em 2020, a pandemia do coronavírus e a consequente necessidade de isolamento social levaram à transformação da rotina de muitas famílias e, em especial, das crianças. O ato de brincar, nesse contexto, voltou-se aos ambientes da casa e suas possibilidades. Frente a esse cenário, a docente Soraia Chung Saura e um grupo de pesquisadores do projeto "Território do Brincar" coletaram o relato de 55 famílias com o objetivo de compreender, pelo contexto de cada criança, de seus ritmos, rotinas e interesses o que havia de espontâneo nas brincadeiras. O trabalho obteve o patrocínio do Instituto Alana e foi realizado de março a dezembro de 2020 com famílias de 18 países, todas em isolamento social. 
 
Depois de ouvir pais, mães, avós e tios e inspirados pelo EEFE Cast, o grupo se propôs a apresentar os resultados da pesquisa inicialmente por meio de um pocast, cujos episódios se organizam a partir dos cômodos de uma casa. Assim, os sete programas abordam, pela perspectiva do brincar, convivência com as crianças em lugares como o quarto, a sala, a cozinha, o quintal, entre outros locais da casa.
 
"A escuta atenta e cuidadosa foi nosso principal instrumento de investigação. Enxergamos um universo criativo, cheio de dribles no cansaço dos tempos. No podcast, apresentamos as principais recorrências e repercussões dos sons que ouvimos. Angústias, descobertas, cumplicidades, transformações, intimidades e ajustes de ritmos fizeram parte das brincadeiras e foram vividas de forma particular pelos ambientes de uma casa", explica a docente. Como foram também coletadas imagens e vídeos das brincadeiras, a ideia é lançar um documentário sobre o tema e publicar os resultados em artigos científicos. 
 
Além da Profa. Dra. Soraia Chung Saura, o grupo é composto pelos pesquisadores David Reeks, Elisa Hornett, Gabriel Limaverde, Lia Mattos, Reinaldo Nascimento, Renata Meirelles e Sandra Eckschmidt.
 
 
É possível acessar os podcasts "Brincar em Casa" a partir dos links abaixo:
 

Desenvolvido por EEFE-USP