É com pesar que a EEFE-USP recebe a notícia do falecimento do Prof. Dr. Antônio Teixeira Marques, da instituição parceira Universidade do Porto. Em sua homenagem, segue abaixo texto do Prof. Dr. Alberto Carlos Amadio.
Antônio Teixeira Marques
“... então os justos brilharão como o
sol no Reino do seu Pai!”, (Mt 13:43)
Deixa-nos o nosso grande líder, nossa referência de competência, nosso porta-voz pelo exemplo de vida, nosso orgulho ético, íntegro de caráter, calou-se nosso relações públicas internacionais que já não poderá interceder à causa pública acadêmica, à causa humanitária, à causa da Ciência do Esporte, como sempre o fez com brilhantismo e reconhecida unanimidade institucional. Muito sofremos com a sua prematura partida e permaneceremos em luto até que a dor da saudade possa renovar nossas esperanças na fé em tê-lo para sempre como nosso protetor e permanente fonte de inspiração... Caríssimo amigo, saiba que seu valoroso legado será a nossa missão.
Foi Vice-Reitor da Universidade do Porto, Professor Catedrático e Diretor da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Coordenador do Mestrado em Treino de Alto Rendimento (FCDEF-UP), Docente em Cursos de Pós-graduação na Faculdade de Medicina da UP, na Faculdade de Medicina da Universidade Clássica de Lisboa, na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, na Escola de Educação Física da Universidade da Madeira. Presidente da EGREPA (European Group for Research into Elderly and Physical Activity). Docente em Cursos de Pós-graduação na EEFE-USP, São Paulo, na UFRGS, Porto Alegre, na UERJ, Rio de Janeiro, na UEL, Londrina, e na Universidade Pedagógica de Maputo.
Sua principal área de interesse cientifico e acadêmico “Desporto de crianças e jovens” foi onde concentrou sua produção literária com importantes publicações em forma de artigos, resumos, capítulos de livros e livros em revistas científicas, técnico-pedagógicas e atas de congressos. Destaco ainda a importância e notoriedade da obra que nos deixa no domínio do conhecimento pedagógico e científico onde sempre atuou. Soube honrar e elevar a classe profissional, dignificando a academia de forma absolutamente marcante e positiva no contexto de suas relações com a sociedade. Sua contribuição ecoa e permanecerá presente em nossas memórias e creio, consolidou-se de tal forma, que jamais irá se apagar de nossas vidas.
Atribuo ao Marques a conquista do dever cumprido, da missão levada a sério e, naturalmente, do justo reconhecimento a quem sempre mereceu. Assim, invoco sua proteção, pois ainda permanecerá presente em nossos corações e, necessitamos superar o sofrimento da dor mais intensa que nos atinge que é a dor da perda do amigo... Marques, rendo-lhe minhas preces e, muito humildemente, minha derradeira homenagem, com a certeza de que Deus lhe reservou a melhor acolhida para uma feliz vida eterna, no paraíso divino. “Deus é nosso refúgio e fortaleza, auxilio sempre presente na adversidade”, (Salmos 46:1).
Gostaria de preservar a imagem do amigo que foi sábio nos ensinamentos, profundo nas reflexões, produtivo academicamente, bem humorado no convívio, sincero, altruísta fiel e ético para com tudo e com todos. O Marques, sempre comprometido e dedicado pelo declarado amor à família e aos amigos, foi um nobre, um gentleman que nos ensinou o verdadeiro significado da fraternidade e da gratidão, contagiando e servindo de exemplo a todos nós. Que sua lembrança e lição de vida sejam permanentemente motivos de orgulho para todos que desfrutamos a felicidade e o privilégio de com ele partilhar a alegria de viver, uma vida bem vivida.
De todos nós que integramos a família EEFEUSPiana ...
Alberto Carlos Amadio